terça-feira, 30 de agosto de 2011

Sequência Didática Nome Próprio: Criando e recriando jogos no kidsmart

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – NOME PRÓPRIO: Criando e Recriando jogos no kidsmart
Área de formação humana – Linguagem oral, escrita e leitura
Objetivos:
-Identificar as semelhanças e diferenças entre as letras de seu nome e as dos demais colegas.
-Fazer tentativas de escrita
-Participar da construção de textos coletivos escritos pelo professor.
Tempo: Quatro semanas - três vezes por semana 
Faixa etária: Pré
Material: Kidsmart e impressora (recursos), sulfite, riscantes (giz de cera, lápis grafite e lápis de cor), cartolina, sementes (grãos) e papel contact.
Desenvolvimento:
1ª etapa
Conversaremos sobre o computador (pastas e documentos) fazendo a comparação com uma pasta de divisórias e os documentos com os papéis. Mostraremos a pasta de divisórias para as crianças e explicaremos como funciona e como os papeis são guardados. Demonstraremos no computador como isso é feito e os ícones na área de trabalho. Abriremos uma pasta e deixaremos que as crianças percebam que ali dentro existem outras coisas, como na pasta arquivo que eles observaram.
Iniciaremos com um grupo de seis crianças criando uma pasta para cada uma delas. Em seguida abriremos um documento do wordpad onde as crianças digitarão seus nomes e salvarão em suas pastas. Mostraremos o pendrive, explicando que ele também possui pastas, e salvaremos nele os nomes para imprimir na secretaria do CMEI.
2ª etapa
Durante a impressão dos nomes, que serão as cartelas do jogo de bingo, conversaremos sobre a impressora como um componente acessório do computador, a tinta, a folha e seu funcionamento. Voltaremos para a sala com os nomes impressos e observaremos os nomes na roda de conversa, conversaremos sobre o nome de cada letra e as diferenças e semelhanças entre elas.
Com a ajuda da professora as crianças irão separar as letras com régua, traçando quadrados na folha para formar a cartela de bingo, onde cada letra é uma pedra a ser sorteada. Concluiremos colorindo cada letra de uma cor. Recortaremos e colaremos contact nas cartelas.
3ª etapa
Na roda de conversa falaremos sobre a possibilidade de jogar com a cartela explicando que existe um jogo chamado bingo. Conversaremos sobre a forma de jogar, as regras e construiremos um texto coletivo contendo as regras. A professora digitará em fonte grande no word com o apoio das crianças e colaremos em um cartaz.
4ª etapa
Cada criança encontrará a cartela com o seu nome e jogaremos o bingo. Conversaremos sobre as letras, seus formatos e sons, semelhanças e diferenças. O sorteio de cada letra será feito pelas crianças que, alternadamente, uma a uma, sorteiam e nomeiam as letras mostrando para os colegas. O jogo será realizado em grupos de 10 crianças para que todas joguem efetivamente e entendam as regras construindo aprendizagens.
5ª etapa
Trarei para a turma a proposta de construção de jogos, a partir dos jogos tradicionais. Conversaremos sobre os jogos que conhecemos, dominó, memória, trilhas e dentre estes quais gostaríamos de construir ou recriar.
Dentro desta proposta vou sugerir a construção de um jogo Tapa Certo com fotos das crianças e seus nomes. Também colocarei como opções os jogos de memória com nome e o dominó com nomes e fotos. As fotos das crianças foram anexadas quando criamos as pastas individuais no kidsmart.
Cada jogo será construído com grupos de 10 crianças. Os jogos serão feitos com os nomes e fotos dos componentes do grupo e posteriormente serão apresentados aos demais grupos.
Cada grupo terá um nome dado pelas crianças através de votação.
6ª etapa
Construção do primeiro jogo: Tapa Certo – Primeiro grupo de crianças
Conheceremos o Jogo Tapa Certo, exploraremos e conversaremos sobre como podemos adaptar e colocar nossos nomes construindo um novo jogo. Em seguida, construiremos as peças no kidsmart, utilizando nomes (digitados pelas crianças) e as fotos. Imprimiremos, recortaremos e colaremos contact. Daremos sequência digitando coletivamente as regras do jogo que colaremos em um cartaz. Por fim, construiremos as mãozinhas do tapa certo, utilizando o contorno das mãos de uma das crianças.
Exploraremos o jogo.
7ª etapa
Construção do segundo jogo: Memória – Segundo grupo de crianças
Conversaremos sobre as peças e a montagem delas com os nomes dos alunos e as fotos das crianças. Confeccionaremos as peças no kidsmart. Cada criança digitará seu nome e anexaremos a foto abaixo para quem sejam impressos na mesma folha. Coletivamente faremos o texto coletivo com as regras do jogo. Após a impressão, juntamente com as crianças, a professora recortará as peças.
Exploraremos o jogo.
8ª etapa
            Construção do terceiro jogo: Dominó – Terceiro grupo de crianças
Conversaremos sobre o jogo comparando com os jogos de dominó que conhecemos. Faremos as peças do jogo utilizando nomes que as crianças digitarão no kidsmart e as fotos que anexaremos. Este jogo deverá ser construído com seis crianças pelo número de peças que tem o jogo. Construiremos as regras e jogaremos.
             9ª etapa
            Socializaremos os jogos com os grupos. Cada grupo terá dois ou três representantes que explicarão as regras e jogarão, exemplificando para ensinar os colegas. Os jogos serão dispostos no canto dos jogos para que as crianças explorem em diversos momentos.
            Avaliação:
            Compreendem as diferenças e semelhanças entre as letras de seus nomes e dos demais colegas. Criam hipóteses e fazem tentativas de escrita sobre o seu nome e dos colegas.
            Participam nas construções dos jogos, na produção de textos coletivos, na construção das peças dos jogos e fazem uso do computador. A interação entre os grupos promovendo uma convivência prazerosa e de aprendizagem mútua.

3 comentários:

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  3. Notei grande envolvimento e interesse das crianças em todas as etapas da sequência. As vivências anteriores com os jogos que recriamos permitiram a participação nas opiniões e ideias sobre as formas de se jogar e as mudanças que poderíamos fazer na construção das peças de cada jogo.
    O jogo de bingo prporcionou o conhecimento sobre os nomes das letras dos nomes e a sua relação com o alfabeto, além de relacionarem com outros nomes (de objetos, de animais) a partir do som de cada letra. Os outros jogos também foram bem ricos pois trouxeram o desafio de se conhecer o nome do colega e precisar disso para ganhar o jogo.
    Todas as etapas acrescentaram algum conhecimento sobre o nome próprio, mas o fato de estarem divididos em grupos e cada grupo ter um nome, previamente escolhido e votado pelos integrantes de cada grupo, trouxe uma importante construção sobre a identidade do grupo e de cada integrante dentro do grupo. A interação e a participação das crianças foi notada em todos os momentos de alegria e prazer, construindo no kidsmart e explorando enquanto construíamos os jogos.
    Os jogos ficam à disposição das crianças guardados em caixas que contém as peças e as regras dos jogos.
    Professora Daniele Portella

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